A Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESP-PE) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Recife realizaram, entre os dias 16/9 e 8/10, a entrega dos diplomas aos 1.416 alunos do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde. A entrega foi realizada por distrito sanitário, segundo a distribuição das turmas. O objetivo do curso foi formar agentes comunitários de saúde da rede municipal de saúde, com foco no desenvolvimento das competências sobre aspectos teórico-práticos relativos à atenção básica e suas interfaces de atuação.
O curso foi realizado em três etapas. A primeira, com carga horária de 600 horas, foi realizada entre 2006 e 2007. Em 2011, a ESP-PE e a SMS retomaram o curso, executando as 1.200 horas restantes exigidas para a conclusão da formação técnica, conforme as diretrizes nacionais. A segunda e a terceira etapas da formação tiveram 600 horas cada.
A formação técnica foi concluída em setembro de 2012, com a realização da Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso de Formação Técnica em Agente Comunitário de Saúde do Recife, momento em que os agentes apresentaram seus trabalhos de intervenção nos territórios de atuação e participaram de debates sobre os desafios da atenção básica do município.
Nota produzida com informações da Prefeitura de Recife (PE)
Comentar