destaques

11/06/2014 Versão para impressãoEnviar por email

Agroecologia em debate na EPSJV

O novo filme de Silvio Tendler, intitulado O veneno está na mesa 2, foi destaque das comemorações da Semana do Meio Ambiente, organizada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz) e o Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Oswaldo Cruz (Asfoc-SN). Lançado no dia 4 de junho, no auditório da EPSJV, o filme trata das possibilidades de produção de alimentos sem agredir o meio ambiente e sem o uso de agrotóxicos.

O novo filme amplia o debate sobre o modelo agrícola brasileiro iniciado com O veneno está na mesa, de 2011, mostrando as consequências do uso de agrotóxicos para a saúde pública e apresentando experiências agroecológicas desenvolvidas em diversas regiões do país. As duas produções tiveram o apoio e a consultoria técnica da EPSJV e fazem parte da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida.

Além da exibição do filme, a programação da Semana do Meio Ambiente contou com a Feira Agroecológica de Saberes e Sabores, realizada no pátio da Ensp, nos dias 4 e 5 de junho, onde foram comercializados alimentos saudáveis e produtos da roça e da agricultura urbana, além da troca de saberes sobre agricultura agroecológica e orgânica. A atividade contou, ainda, com a participação do Projeto Terrapia — espaço de referência da Alimentação Viva vinculado à Ensp —, da Associação Agroecológica de Teresópolis, de assentamentos da Reforma Agrária organizados pelo MST — Roseli Nunes (Piraí), Campo Alegre (Queimados) e Terra Prometida (Duque de Caxias) — e de pequenos agricultores organizados do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), que trouxeram produtos de diferentes regiões do estado do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

Comentar