destaques

27/03/2015 Versão para impressãoEnviar por email

Alunos da ESP-CE avaliam ecossistema local

Como parte da unidade didática Noções de Microbiologia e Toxicologia Ambiental, os alunos do curso Técnico em Vigilância em Saúde, promovido pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), por meio de sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), realizaram neste mês de março visita técnica para avaliar a existência de contaminantes ambientais nas margens do rio Banabuiú, em Senador Pompeu. “Essa foi uma oportunidade de os alunos conhecerem o ecossistema, as interferências humanas e as presenças de agentes químicos tóxicos, para depois elaborarem um relatório analítico da ação do homem sobre o meio ambiente”, revelou a supervisora pedagógica das turmas descentralizadas do curso, Francilete Viana Gomes. De acordo com ela, os alunos deverão, ainda, sugerir ações corretivas e de prevenção do meio ambiente.

Francilete informa que o curso técnico acontece de forma descentralizada nos municípios de Senador Pompeu, com 26 alunos, Quixadá, com 23, e Aracati, com 33, compreendendo os municípios vizinhos de Quixeramobim, Banabuiú, Ibicuitinga, Ibaretama, Choró, Solonópole, Pedra Branca e Milhã. Iniciadas em janeiro e fevereiro de 2014, respectivamente, as turmas de Quixadá e Senador Pompeu deverão formar-se em junho de 2016. Já a turma de Aracati, iniciada em junho de 2014, tem previsão de formatura em outubro do mesmo ano.

A formação destina-se aos trabalhadores do SUS de nível médio que atuam no campo da Vigilância em Saúde, nas secretarias municipais e nos centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

Comentar