A Escola Técnica de Saúde de Brasília foi contemplada com bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Os alunos Bruno Oliveira e Lorena Noronha, orientados pelas pesquisadoras Iara Ramires e Maria Aureni Miranda, representaram a ETSUS, com o projeto ‘Seguimento dos Egressos da Escola Técnica de Saúde de Brasília: Inserção no Setor Saúde e as Percepções do Processo Formativo’, que foi ainda analisado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (CEP/SES-DF).
Para participar da seleção, os estudantes precisavam atender a alguns requisitos, como possuir três horas diárias disponíveis para a pesquisa e ter conhecimento prático na área de informática. Houve ainda uma etapa de entrevistas telefônicas e simulações da prática.
De acordo com Bruno e Lorena, o objetivo do trabalho é analisar a inserção dos ex-alunos no mercado e as dificuldades de empregabilidade no setor saúde. “Hoje, a Escola não possui informações precisas sobre quantos ex-alunos estão empregados e onde eles trabalham”, diz Bruno. Outra proposta é identificar a qualidade do processo formativo dos alunos egressos dos cursos técnicos ofertados pela ETESB. Assim, será possível investigar o real papel da Escola na formação dos alunos e perceber se essa formação está de acordo com as demandas do sistema de saúde local. Esses indicadores devem subsidiar o redirecionamento dos processos formativos e possibilitar a reflexão sobre qualidade, identidade e criatividade da Escola na sua missão.
A pesquisa usa como instrumento de investigação um questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas e tem como amostra 170 egressos dos cursos de Técnico de Enfermagem, Técnico em Patologia Clínica e Técnico em Saúde Bucal de 2004 a 2006. O estudo irá se estender até agosto de 2008.
De acordo a enfermeira Dirlene Sousa Coelho, professora da ETESB que já integrou o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/SES-DF), esse projeto representa uma forma de estimular a participação de docentes e discentes em trabalhos e estudos que fomentem a aquisição de conhecimentos por meio da participação pró-ativa, subsidiando o autodesenvolvimento e a transformação de sua realidade socioeconômica e cultural.
Comentar