destaques

01/04/2005 Versão para impressãoEnviar por email

Aprendendo na prática

Aproximar o aluno da realidade dos serviços não é uma tarefa muito fácil, mas o Cefor de Assis conseguiu, com criatividade, concretizar essa experiência. Os alunos do Curso de Vigilância Sanitária e Epidemiológica participaram de uma dinâmica proposta pela profª. Beatriz Prandi, que consistia na inspeção de uma unidade básica de saúde montada na própria Escola.

A unidade de saúde possuía sala de espera, banheiros, sala de vacina e de curativos. Os alunos foram divididos em cinco grupos com aproximadamente seis pessoas. Os estudantes assumiram a postura de vigilantes sanitários e partiram para análise do local, levando em conta as características da unidade, a missão da instituição, o acesso ao público, as condições de infra-estrutura e higiene, o processo de trabalho e as condições de salubridade.

Um aluno de cada grupo ficou encarregado de relatar quais foram os pontos apontados pela equipe, que tinha 15 minutos para realizar a atividade. Depois que todos já haviam feito as inspeções, ocorreu a etapa de concentração, na qual o grupo analisou os problemas e refletiu sobre as possíveis soluções. No final, cada grupo apresentou suas observações.

Nesse momento, a professora atuou no sentido de complementar pontos importantes das questões levantadas pelos alunos, inserindo aspectos relacionados à legislação que permeia a ação em vigilância sanitária e a relação desta com as diversas disciplinas.

Comentar