A Escola de Saúde Pública do Ceará promoveu, no dia 26 de setembro, a aula inaugural do primeiro módulo do curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde (ACS), em Juazeiro do Norte. A aula foi ministrada pela instrutora regional de ACS, Guaracimeire de França, no Memorial Padre Cícero. Estiveram presentes a presidente da escola pública de Juazeiro do Norte, Carmem Osterno, o secretário de saúde do município, Francisco Holanda Júnior e o prefeito Raimundo Macedo.
Durante o evento, Meire de França falou sobre a metodologia do curso, além de apresentar a história da formação do ACS e fazer uma reflexão sobre a função desse profissional. De acordo com ela, muitas pessoas se inscrevem para o concurso sem conhecer o papel dos agentes. “Ser ACS é uma missão e eles devem mergulhar de corpo e alma. É preciso gostar de se comunicar, ir de casa em casa, conhecer as famílias das comunidades. E é muito importante, para os municípios, que os ACS tenham esta consciência”, opinou.
As 12 novas turmas são formadas por 266 alunos de Juazeiro do Norte, 15 de Araripe e 52 de Barbalha. As aulas tiveram início no dia 2 de outubro. No Ceará, 9.845 ACS já completaram o primeiro módulo do curso.
Comentar