destaques

25/04/2005 Versão para impressãoEnviar por email

Aula inaugural do Técnico de ACS

Ceará

‘ACS, um novo perfil para os atuais desafios da saúde’ foi o tema da aula inaugural do Curso Técnico de Agente Comunitário de saúde da ETSUS Ceará,que aconteceu no dia 28 de março e foi ministrada pelo governador do estado,Luís Gonçalo de Alcântara.

No início do evento, a superintendente da Escola, Ana Maria Cavalcante e Silva, apresentou o histórico do programa Agente Comunitário de Saúde,contando que ele surgiu no Ceará a partir de uma experiência do médico sanitarista, Carlile Lavor, no começo da década de 80.

O Secretário de Estado da Saúde, Jurandir Frutuoso, falou sobre a importância da parceria entre o Ministério da Saúde, o governo estadual e as prefeituras municipais para a realização do curso. Também estavam presentes prefeitos e secretários municipais de saúde, além de grande número de ACS e profissionais das equipes de Saúde da Família.

O governador começou sua fala lembrando que os agentes de saúde realizaram um amplo trabalho no combate à desnutrição infantil, no incentivo ao aleitamento materno, na vacinação e nas orientações sobre os cuidados básicos de saúde, mas que, atualmente, os problemas são outros. “Naquela época, as doenças eram coqueluche, sarampo, diarréia. Hoje os agentes precisam estar preparados para orientar sobre a Aids, diabetes e doenças cardiovasculares, além de acidentes de trânsito que matam muita gente a cada semana”, lembrou.

Além disso, Lúcio de Alcântara afirmou o compromisso do estado em manter o pagamento dos ACS sob a sua responsabilidade. Isso porque o PSF foi criado no Ceará e só depois ganhou proporções nacionais, no entanto, o estado cearense continuou arcando com os recursos financeiros para o pagamento dos profissionais. Nos outros estados, os municípios são os responsáveis pela disponibilização dos recursos.

 A primeira etapa formativa do curso já foi pactuada no Pólo de Educação Permanente. A proposta de oferecer os próximos módulos está sendo formulada e, segundo a Escola, os gestores têm mostrado bastante entusiasmo em criar a habilitação técnica.

Comentar