destaques

25/02/2016 Versão para impressãoEnviar por email

Aula inaugural marca início das comemorações dos 70 anos da ESP-MG

Dando início às comemorações de seus 70 anos, a completar no mês de junho, a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) recebeu a segunda turma do Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (Cegets). O curso, iniciado em 22 de fevereiro, é um acordo de cooperação entre o Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde do Ministério da Saúde e a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a quem a ESP-MG está vinculada, e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG).

A aula inaugural, com a palestra Gestão na Educação na Saúde, ministrada por José Rodrigues Freire, assessor do gabinete do Departamento de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, contou com a presença dos 35 alunos vindos de diversos municípios de Minas Gerais, servidores da escola e da SES-MG, além de representantes do Ministério da Saúde e da Fiocruz.     

A representante da coordenação do curso e pesquisadora da Fiocruz, Ana Luiza Stiebler Vieira, destaca que o curso encontra necessidade nas deficiências apontadas na capacitação dos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de pesquisas realizadas pelo Instituto de Medicina Social e pelo Cosems em 2004 e 2006, respectivamente. “É um desafio tratar a educação desses gestores que são frutos da precarização da situação do trabalhador e da dificuldade em se desenvolver um programa de educação permanente”, destacou.

O Cegets será realizado durante todo o ano de 2016 e, ao fim, os alunos apresentarão trabalhos de conclusão de curso (TCCs) com uma intervenção em seus locais de atuação, mostrando a realidade de cada município. 

Comentar