Tocantins
Os alunos do curso de THD da Escola Técnica de Saúde do Tocantins estão aprimorando o que aprenderam nas salas de aula através das atividades práticas na sede da Associação Brasileira de Odontologia. Desde o dia 4 de novembro, gestantes e idosos da Unidade de Saúde da Arso 41 e estudantes das 2ª e 4ª séries da Escola Municipal Olga Benário, em Palmas, são atendidos pelos futuros técnicos. As aulas práticas envolvem procedimentos como raspagem coronária, remoção de sutura, inserção e condensação de materiais restauradores definitivos e provisórios, tomadas e processamentos radiográficos, além da promoção e da prevenção em saúde.
E como o trabalho da Escola acontece em todo o estado, a ETSUS Tocantins está investindo na descentralização do curso de THD, com a implantação de duas turmas no município de Araguaína. Ao todo, são 60 alunos, sendo 45 trabalhadores do SUS e 15 da comunidade em geral. Como ponto de partida, a Escola realizou, entre os dias 3 e 7 de outubro, a capacitação pedagógica dos docentes que atuam nessas turmas.
Para os futuros técnicos, as aulas do turno da noite começaram no dia 3 de novembro e deverão durar 18 meses. Já em 7 de novembro, iniciaram-se as atividades dos alunos da modalidade Bloco, sistema que acontece nos municípios vizinhos a Araguaína, no qual as aulas ocorrem durante uma semana por mês, em horário integral, com duração de até 24 meses.
Comentar