destaques

25/04/2014 Versão para impressãoEnviar por email

Cefope-RN focaliza capacitação em saúde do idoso

O Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde do Rio Grande do Norte (Cefope-RN) formou, em 23 de abril, mais uma turma do curso de Capacitação em Saúde do Idoso. A formação, com 170 horas de aula e quatro meses de duração, abarcou 18 profissionais de nível médio da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, entre eles agentes comunitários de saúde e auxiliares e técnicos em enfermagem. O curso integra o projeto Qualificando o trabalho e o trabalhador do SUS, com financiamento do Ministério da Saúde, por meio do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps).

A Capacitação em Saúde do Idoso vem sendo oferecida desde 2013, em diversos municípios do estado, tendo qualificado 330 profissionais de Saúde. Segundo o diretor-geral do Cefope, Jorge Luiz de Castro, a formação encontra justificativa no processo de ressignificação pelo qual o cuidado com o idoso passa. “Diante disso, o Ministério da Saúde ressalta a importância de requalificar a porta de entrada dos serviços de saúde — ou seja, a Atenção Básica —, já que os profissionais dessa área lidam diretamente com os pacientes idosos nos territórios onde vivem”, revelou.

Castro lembra que o país, atualmente, soma 20,6 milhões de idosos — o que corresponde a 10,8% da população total. Até 2060, a previsão é de o Brasil alcançar a marca de 58,8 milhões de pessoas idosas — 26,7% do total da população. Esse aumento resulta da melhoria da qualidade de vida — que deve ampliar a expectativa de vida dos brasileiros de 75 anos, em 2013, para 81 anos, em 2060. Vale citar que o Brasil ocupa a 31ª posição no ranking dos países que oferecem melhor qualidade de vida e bem-estar a pessoas com mais de 60 anos.

Além desta formação, o Cefope-RN oferece, nas regiões de saúde do estado, os cursos Técnico em Análises Clínicas (150 alunos) e de Aperfeiçoamento para Agentes Comunitários de Saúde (240 alunos).

 

Com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde Pública (Sesap) do Rio Grande do Norte.

Comentar