destaques

20/04/2007 Versão para impressãoEnviar por email

Cefor Araraquara forma mais de dois mil ACS

O Centro Formador de Pessoal para a Saúde de Araraquara (SP) terminou, em janeiro, a formação de 2.356 agentes comunitários de saúde no primeiro módulo do curso. Esse número refere-se aos alunos qualificados em duas edições do projeto: 49 turmas concluídas agora em janeiro e 37 em julho do ano passado. “Partindo do fato de que o Cefor qualificou 2.356 profissionais e que cada um deles contribui para a melhoria da qualidade de vida de 150 famílias, em média a formação profissional do ACS levou a reflexão sobre a integralidade da atenção na saúde a pelo menos 353.400 famílias, o que corresponde aproximadamente a 1.413.600 pessoas”, afirmou Maria Helena, diretora da ETSUS.

A Escola também formou, nesse período, 538 docentes para atuarem nas aulas dos ACS. Durante as capacitações, foi ressaltada a importância da integração entre ensino, serviço e comunidade e da participação de todos para que a qualidade de ensino da ETSUS melhore. “O curso visa articular a teoria e a prática, procurando novos cenários de aprendizagem e integrando o espaço da Escola aos serviços de saúde e à população. Além disso, a participação de docentes e discentes na elaboração do Projeto Político-pedagógico da Escola tem sido o eixo propulsor para a implantação de novas diretrizes curriculares nos cursos. Formar trabalhadores de saúde com responsabilidade técnica e social é a essência da missão do Cefor”, disse a diretora.

Nos 192 municípios das regiões Nordeste e Noroeste paulistas – área de abrangência do Cefor de Araraquara – ainda há 250 ACS sem a formação inicial. A previsão da Escola é a de que a terceira edição do primeiro módulo do curso comece em maio, para atender a esses profissionais.

Comentar