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02/12/2004 Versão para impressãoEnviar por email

Cefor Araraquara inova com Projeto Político Pedagógico

Interdisciplinaridade. Esse é o principal conceito do inovador Projeto Político Pedagógico (PPP) que vem sendo desenvolvido e proposto por Márcia Cintrão, professora do Cefor Araraquara. O projeto nasceu como trabalho final do curso de pós-graduação semipresencial ‘Formação Pedagógica em Educação Profissional de Saúde: Enfermagem’, oferecido a 75 professores da região, como parte do componente 2 do Profae. A diretora do Cefor, Maria Helena de Nardi, resolveu aproveitar a pesquisa e o conhecimento que está sendo produzido pela professora para analisar e reformular o PPP da Escola.

Nessa análise, Márcia percebeu que os currículos ainda seguem alguns parâmetros da década de 70, como o de formar profissionais preocupados apenas com a técnica. “Antes, os trabalhadores faziam uma atividade mecânica, cumpriam as tarefas sem questionar. Hoje, precisamos de pessoas que tenham uma visão mais humana da saúde”, explica a enfermeira, que faz mestrado em Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas, na USP de Ribeirão Preto. Para Márcia, a Lei 9.394/96 da nova LDB já oferece avanços pelo fato de inserir nos PPP o conceito de competências. Utilizamos o método da problematização, ou seja, fazemos uma ponte entre a teoria e a prática. Segundo Paulo Freire, é preciso partir da necessidade do aluno para ensinar como deve ser na prática”, diz.

A equipe do Cefor Araraquara acredita que a Escola deve formar um profissional que, além da técnica, tenha uma visão humanitária do seu trabalho. Para isso, está sendo pensado um Projeto Político Pedagógico baseado na  interdisciplinaridade. “A idéia é mostrar para o aluno o que uma disciplina tem a ver com a outra. Os professores das duas matérias montariam o plano de aula juntos”, explica. Um exemplo, segundo Márcia, poderia ser um plano de curso comum para as disciplinas de Psicologia, Relacionamento Interpessoal e Enfermagem em Saúde Mental. “Essas matérias seriam dadas concomitantemente. Na medida do possível, dois professores estariam juntos em sala de aula”, diz. No próximo ano, a proposta de reformulação será apresentada para todos os professores da ETSUS Araraquara. A partir daí, eles serão divididos segundo suas especialidades para criar um projeto político pedagógico por área.

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