O Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-PB), da Secretaria de Estadoda Saúde, promoveu entre os dias 16 e 20 de outubro, as aulas inaugurais de quatro novas turmas do curso Técnico em Hemoterapia, nos municípios de Campina Grande, Patos, Sousa e Princesa Isabel e de duas turmas do Técnico em Saúde Bucal, em João Pessoa e Sapé. Com isso, serão beneficiados 240 trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), de 24 municípios paraibanos.
O Técnico em Hemoterapia, com 1.650 horas, beneficiará 160 trabalhadores da Hemorrede do estado, formada pelos Hemocentros, Hemonúcleos e Agências Transfusionais de 18 municípios (João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Patos, Sousa, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Pombal, Pedras de Fogo, Itabaiana, Picuí, Guarabira, Piancó, Itaporanga, São Mamede, Santa Luzia, Princesa Isabel e Juru).
Durante a aula inaugural da turma de Hemoterapia de Patos, Francisco Marinho, diretor do Hemonúcleo daquela cidade, situada no alto sertão paraibano, a 300 quilômetros da capital, falou da importância do curso. “É uma reivindicação antiga que, finalmente, foi abraçada pelo Cefor-PB e isso só vem a fortalecer a Hemorrede por meio da qualificação dos profissionais”, falou. Para Sonigley Araújo, um dos professores de Patos, a expectativa é que facilitadores e trabalhadores possam entrar numa atmosfera de aprendizagem mútua. “Que a nossa função, enquanto facilitadores, possa ser traduzida em experiências práticas, através das quais cada um atue com um só objetivo: o bem comum da população”, disse.
Já o curso Técnico em Saúde Bucal, pioneiro na Paraíba, contemplará trabalhadores que auxiliam dentistas nos serviços de saúde de João Pessoa, Sapé, Mari, Sobrado, Riachão do Poço e Cruz do Espírito Santo. Com 1.500 horas, o curso vem preencher uma lacuna existente nesta área. “Segundo levantamento feito pelo Cefor-PB, constatamos que nos serviços públicos de saúde do estado, há poucos profissionais com formação técnica em saúde bucal, daí a necessidade dessa qualificação”, justificou Walkíria Ramalho, coordenadora estratégica.
Com estas novas turmas, o Cefor-PB passa a oferecer, em todo estado, cinco ursos técnicos, beneficiando 2.060 trabalhadores do SUS. Além das ormações em Hemoterapia e Saúde Bucal, estão em andamento os cursos écnicos em Enfermagem e Vigilância em Saúde e a Primeira Etapa Formativa o Técnico em Agente Comunitário de Saúde. “Ainda para 2012, estão revistas mais cinco novas turmas, contemplando mais 200 trabalhadores: ão os cursos técnicos em Saúde Bucal e Vigilância em Saúde, em Guarabira Bananeiras, e o complementar em , Enfermagem, em Guarabira”, explicou Mrcia Rique Carício, diretora geral do Cefor-PB.
Comentar