destaques

03/10/2013 Versão para impressãoEnviar por email

CEP-Saúde oferta curso de combate ao tabagismo

O Centro de Educação Profissional de Saúde do Estado de Goiás (CEP-Saúde), vinculado à Escola Estadual de Saúde Pública de Goiás Cândido Santiago, ofereceu, entre os dias 25 e 27 de setembro, o Curso Abordagem Intensiva do Fumante. A formação, com carga horária de 16 horas, destinou-se aos 120 profissionais que atuam em unidades básicas de saúde, tendo como objetivo oferecer aos participantes conhecimentos para o fortalecimento das políticas públicas de combate ao tabagismo e a diminuição da prevalência do número de fumantes, ativos e passivos no estado.

A capacitação é uma promoção das superintendências de Vigilância em Saúde (Suvisa) e de Educação, Saúde e Trabalho para o SUS (Sest-SUS) de Goiás. “É preciso evidenciar as consequências do cigarro, pois só assim podemos prevenir o desenvolvimento de doenças graves, como o câncer de pulmão. Percebemos que nosso trabalho traz resultados: em 1999, a prevalência de fumantes em Goiás era de 22%; hoje, esse índice é de 14%. Temos que trabalhar para que essa taxa caia ainda mais", observou a coordenadora estadual de Controle do Tabagismo, Selma Alves.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável no mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta — cerca de 1,2 bilhão de pessoas — faça uso do cigarro. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina mundial e 12% da feminina fumam. No Brasil, o tabagismo é responsável por 13% das mortes no país — ou seja, 130 mil óbitos por ano e 350 por dia.

 

Comentar