destaques

27/06/2014 Versão para impressãoEnviar por email

Cetas inicia cursos de qualificação em promoção e assistência à saúde

O Centro de Educação Técnico Profissional na Área da Saúde (Cetas), em Rondônia, visando atender às demandas locais de formação de profissionais que já atuam nos serviços de saúde do SUS, iniciou, em maio, os cursos de qualificação em Saúde Mental, Cuidador de Idosos e Assistência em Enfermagem. O objetivo, segundo a diretora, Angelita Mendes, é proporcionar novos conhecimentos e estimular a atuação dos profissionais inseridos no SUS, sob a perspectiva do cuidado em saúde e da transformação de suas práticas, colaborando para que o usuário tenha acesso a um serviço de qualidade e humanizado.

A qualificação em Cuidador de Idosos, com carga horária de 180 horas, acontece em Rolim de Moura e Colorado do Oeste. Os municípios de Alta Floresta, Cerejeiras e Ouro Preto d’Oeste sediam a qualificação em Saúde Mental, organizada em 200 horas de aula. Já a formação em Assistência em Enfermagem, com 180 horas, está sediada em Ariquemes, atendendo os municípios que constituem a regional de saúde, bem como a cidade de Cacoal.

A escola planeja capacitar, ao todo, 180 profissionais, entre técnicos em enfermagem, que atuam na Atenção Básica, nos centros de atenção psicossocial (CAPs), nas instituições de Longa Permanência de Idosos e nos hospitais, e agentes comunitários de saúde da Estratégia Saúde da Família. Para tanto, o Cetas conta com recursos do Ministério da Saúde, por meio do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps). “O ano de 2014 está voltado para a valorização dos profissionais de saúde, por meio da educação permanente, o que irá contribuir para um atendimento de saúde qualificado, prestado por profissionais treinados, humanizados e conscientes de seu importante papel no SUS”, concluiu Angelita.

Comentar