destaques

11/06/2007 Versão para impressãoEnviar por email

CETAS oferece novos cursos para todo o estado

No dia 28 de maio, o Centro de Educação Técnico-profissional na Área de Saúde (CETAS/RO) iniciou, em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron), o curso de Atualização em Hemoterapia, para 26 servidores da fundação de cinco regionais do estado – Vilhena, Cacoal, Rolim de Moura, Ji-Paraná, Ariquemes e Guajará-Mirim. O curso, de 40 horas, tem duração de duas semanas, sendo dividido em módulos temáticos. As aulas sobre biossegurança e ética serão dadas por docentes da própria ETSUS, enquanto assuntos como captação de doadores, controle de qualidade do sangue e sorologia serão ensinados por profissionais da Fhemeron.

Alunos no curso de Língua PortuguesaNo mesmo dia, começou na regional de Vilhena mais uma turma, de 25 alunos, do curso de Qualificação em Relações Humanas no Trabalho em Saúde. As aulas, que ocorreram durante três dias seguidos, capacitaram servidores da Secretaria de Saúde do Estado de Rondônia (SESAU) que atendem diretamente à população. Também voltados para os trabalhadores da SESAU, estão em andamento no CETAS outros dois cursos de qualificação: o de Língua Portuguesa e Redação Oficial, com duas turmas de 25 alunos cada, e o básico de Informática, dividido em três módulos (Digitação, Windows e Excel). As aulas de informática são dadas na escolinha instalada há um mês nas dependências da ETSUS, com o financiamento da SESAU.

Para o futuro, a Escola planeja os cursos Técnico de Saúde Indígena e o Técnico de Agente Comunitário de Saúde (ACS). O acompanhamento e a certificação do primeiro serão realizados em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), com a qual a ETSUS estabeleceu acordo no mês de abril. Já o segundo está com início marcado para junho, quando serão contemplados com aulas 1.040 ACS das regionais de Vilhena, Cacoal, Rolim de Moura e Porto Velho. Os docentes, contratados em abril através do Processo Seletivo Simplificado, se reuniram no final de maio com a equipe da Escola para discutir a metodologia e o material didático a serem adotados. “O que mantém o CETAS ampliando a sua atuação é a sua orientação rigorosa em primar pela missão de educar tanto para a formação em saúde como para a construção de cidadãos, favorecendo toda a população do estado de Rondônia”, afirma Nancy de Freitas, diretora da ETSUS.

Comentar