destaques

01/02/2007 Versão para impressãoEnviar por email

Classificados - Encontra

A Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis, da Bahia, participou, em dezembro de 2006, da Cooperação Técnica entre Países, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização Panamericana de Saúde (OPS). À convite da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), do Rio de Janeiro, que é Centro Colaborador da (OMS), a ex-diretora da ETSUS Bahia, Maria das Graças Tonhá, visitou o Instituto Nacional de Saúde, no Paraguai, para trocar experiências sobre o curso técnico de enfermagem, junto com Maria Cecília Ribeiro, da Coordenação Geral de ações Técnicas em Educação na Saúde. “Eles queriam conhecer outra realidade para que, posteriormente, possam rediscutir seu currículo”, disse Tonhá.

Durante dois dias de oficinas, Tonhá apresentou o plano de curso da ETSUS, explicou o que é a metodologia da problematização e qual era o perfil dos técnicos de enfermagem brasileiros. “O nosso plano de curso é bem diferente do deles porque trabalhamos os conteúdos por competência, enquanto eles dividem o curso por disciplinas. Além disso, o plano de curso paraguaio é único para todo o país e a carga horária do curso é bem maior que a do Brasil. Um ponto que os interessou bastante foi o fato de termos descentralizados nossas atividades”, conta.

Segundo Tonhá, no último dia do encontro foi feito um plano de trabalho que indicou a necessidade da realização de uma pesquisa que levantasse o perfil do técnico de enfermagem paraguaio. “Depois que a escola realizar esse levantamento, o plano de curso será revisto e adequado para a realidade atual”, explicou a ex-diretora da ETSUS.

Comentar