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01/07/2006 Versão para impressãoEnviar por email

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Após ter concluído suas primeiras turmas do 1° módulo do curso técnico de ACS, a Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, do Acre, vai promover ajustes nas estratégias metodológicas adotadas nas aulas. Para isso, realizou um intercâmbio de conhecimento com a equipe de educação profissional da Escola de Saúde Pública do Ceará. A coordenadora de aprendizagem do Acre, Marlene Oliveira, e a coordenadora do ACS, Rosa Maria, visitaram a Escola do Nordeste para se apropriar da sua experiência na execução do curso.

Segundo a Escola, os resultados dessa nova dinâmica de trabalho pedagógico, que foi adequada às características do Acre, já podem ser observados na última turma iniciada no município de Plácido de Castro. No dia 11 de maio, os 27 alunos apresentaram à comunidade local o resultado de um diagnóstico situacional de saúde. O trabalho,que fez parte das atividades de dispersão referentes ao primeiro mês do curso, foi acompanhado e orientado pelo mediador da turma e pelos preceptores– enfermeiros das unidades de saúde da família do município. “Essa é uma experiência-piloto da proposta de integração total, que articula ensino, ser-viço e comunidade, proporcionando ao agente o desenvolvimento de competências técnicas necessárias para o desempenho qualificado de suas atividades como técnico e sujeito, visando transformar as suas práticas de saúde”,diz Rosa Maria.

A partir do sucesso da experiência, a ETSUS-Acre criou maiores expectativas no avanço da formação dos ACS e pretende implantar o novo modelo pedagógico nos demais munícios do estado que ainda não tenham iniciado o curso.

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