destaques

01/11/2004 Versão para impressãoEnviar por email

Classificados - Encontra

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), no Rio de Janeiro, e as ETSUS do Acre, Rio Grande do Norte e Blumenau vão produzir, juntas, material didático de apoio que será oferecido aos professores do curso técnico de agente comunitário de saúde em todo o Brasil.

A série de livros será produto de um projeto de pesquisa elaborado por profissionais da EPSJV e aprovado pelo Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde Pública– PDTSP-SUS, uma linha de financiamento interno da Fundação Oswaldo Cruz. O objetivo do trabalho conjunto, potencializando a organização em Rede, é produzir material que apóie a formação técnica do ACS e sistematize uma bibliografia norteada por diretrizes nacionais.

O grupo convidou uma Escola de cada macrorregião brasileira — Nordeste, Amazônia e Centro-Sul, considerando-se uma divisão geoeconômica — para integrar o trabalho. As ETSUS vão indicar profissionais envolvidos na formação do ACS para participar de oficinas locais junto com a equipe de pesquisa e agentes comunitários da região.

A integração com as ETSUS tem também o objetivo de articular as diretrizes nacionais às realidades locais. Porque, além de abrir espaço para que os atores que fazem a formação participem da produção desse material, a parceria com as ETSUS vai possibilitar que os textos reflitam as principais especificidades de cada uma dessas macrorregiões. Juntando isso num projeto nacional, espera-se que a coletânea que as quatro Escolas vão construir possa contribuir com um conhecimento mais universal, sem perder a perspectiva regional, capaz de subsidiaras bases curriculares da formação do ACS.

O projeto tem duração de 18 meses. O trabalho propriamente dito vai começar em março de 2005 e a expectativa é que todo o material esteja pronto para disponibilização em março de 2006. A verba destinada ao projeto não inclui impressão, mas, quando os textos estiverem terminados, o grupo procurará fontes de financiamento para a sua publicação. Independentemente disso, o material estará acessível para todas as instituições que estiverem participando da formação do ACS.

Para divulgar esse material produzido pela Rede, o grupo espera contar com a Biblioteca Virtual de Educação Profissional em Saúde –BVS-EPS e, principalmente, com a articulação da RET-SUS.

Comentar