destaques

01/10/2004 Versão para impressãoEnviar por email

Classificados - Encontra

Durante o último Senaden, o Cefor do Espírito Santo visitou o Cefope, no Rio Grande do Norte, para conhecer a experiência de quem já tem turmas de ACS em funcionamento. A meta da Escola do Espírito Santo é implantar o curso de ACS,num trabalho conjunto entre o estado e a prefeitura de Vitória.

Participaram do encontro a diretora da ETSUS-ES, Naya Athayde, e suas coordenadoras Maria Aparecida Januário e Ingrid Barreto. Da ETSUS-RN, estiveram presentes a diretora técnica Magda Barreto e as coordenadoras Ivaneide Nelson, Leda Hansen e Nair Damasceno. “Falamos de todo o processo, desde como o projeto foi pensado, a metodologia, viabilização de custos, até material de estudo, seleção e capacitação de docentes”, explica Magda, destacando que as maiores dúvidas foram sobre a parte pedagógica e os custos.

Naya também aponta o que considera mais importante na troca com a ETSUS-RN. “Foi fundamental termos uma compreensão de como eles lidam com a gestão local, com os governos, além do ensino articulado com o trabalho. Esse é um exemplo a ser acompanhado de perto”, diz.

Outro elo dessa corrente é a futura ETSUS-Vitória, que é municipal e está em fase de implantação. As duas Escolas do Espírito Santo estão estabelecendo uma parceria, através do Núcleo de Educação em Saúde de Vitória, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, que auxiliou na elaboração dos conteúdos programáticos e na gestão do projeto do curso. Além disso, nove enfermeiras da rede municipal, que são de equipes do PSF e do PACS, ofereceram sua experiência técnica para a Escola do estado. Segundo Josenan de Alcântara, que assumirá a direção da ETSUS-Vitória, a articulação já começou antes, quando ela visitou as Escolas Técnicas de Blumenau e Natal para conhecer sua estrutura e a integração entre município e estado.

Comentar