destaques

30/05/2011 Versão para impressãoEnviar por email

Controle social no Acre

Alunos do curso Técnico em Saúde Bucal da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha (ETSUS Acre) puderam ver na prática o que aprenderam sobre controle social. No dia 20 de maio, 23 estudantes foram ao bairro Calafate, em Rio Branco, assistir na condição de ouvintes os debates da pré-conferência da 7ª Conferência Municipal de Saúde. Tendo como eixo orientador o tema ‘SUS: Saúde de todos para todos’, a comunidade elaborou propostas sobre acesso e acolhimento com qualidade e participação e controle social. As propostas serão discutidas na 7ª Conferência Municipal de Saúde que acontece na cidade entre os dias 13 e 15 de julho.

A atividade aconteceu graças ao interesse da aluna Francisca Saraiva. Moradora do bairro, ela foi informada sobre a realização da pré-conferência e trouxe o convite para a turma, que tinha estudado a Lei 8.142/90, que enfatiza a participação social da comunidade em geral na elaboração de políticas públicas de saúde. Em seguida, o mediador Flávio Ikuma planejou a dispersão, seguida de debate contextualizando o tema abordado em sala.

“A pré-conferência foi voltada para as necessidades da comunidade. Antes da atividade, não sabia o que era uma conferência. Pretendo participar das próximas conferências. A partir de agora sei que posso contribuir com minhas ideias a fim de solicitar as mudanças necessárias na comunidade”, disse Franscica.

Comentar