Alunos do curso Técnico em Saúde Bucal da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha (ETSUS Acre) puderam ver na prática o que aprenderam sobre controle social. No dia 20 de maio, 23 estudantes foram ao bairro Calafate, em Rio Branco, assistir na condição de ouvintes os debates da pré-conferência da 7ª Conferência Municipal de Saúde. Tendo como eixo orientador o tema ‘SUS: Saúde de todos para todos’, a comunidade elaborou propostas sobre acesso e acolhimento com qualidade e participação e controle social. As propostas serão discutidas na 7ª Conferência Municipal de Saúde que acontece na cidade entre os dias 13 e 15 de julho.
A atividade aconteceu graças ao interesse da aluna Francisca Saraiva. Moradora do bairro, ela foi informada sobre a realização da pré-conferência e trouxe o convite para a turma, que tinha estudado a Lei 8.142/90, que enfatiza a participação social da comunidade em geral na elaboração de políticas públicas de saúde. Em seguida, o mediador Flávio Ikuma planejou a dispersão, seguida de debate contextualizando o tema abordado em sala.
“A pré-conferência foi voltada para as necessidades da comunidade. Antes da atividade, não sabia o que era uma conferência. Pretendo participar das próximas conferências. A partir de agora sei que posso contribuir com minhas ideias a fim de solicitar as mudanças necessárias na comunidade”, disse Franscica.
Comentar