A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) terminou em dezembro a primeira fase do curso de Qualificação Profissional no Cuidado ao Idoso Dependente. A aula de encerramento foi ministrada pelo coordenador da Área Técnica da Saúde do Idoso, José Luiz Telles, que falou sobre ‘Desafio do Envelhecimento para o Sistema Único de Saúde (SUS)’. O evento aconteceu no dia 19 e marcou o fim da etapa teórica do curso.
Telles enfatizou importantes elementos e projetos do SUS que visam à melhoria da vida dos idosos. Entre eles, a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, que servirá como instrumento na detecção de situações de risco e priorização de atendimento. Ela será preenchida por profissionais de saúde e vai conter dados e informações sobre a vida e sobre as limitações do portador. Telles também apontou caminhos como a qualificação dos profissionais, a instituição de unidades de pronto-atendimento, a promoção da reabilitação física, cognitiva e social na comunidade e o avanço dos cuidados tanto nos meios familiares quanto nas instituições destinadas a idosos. De acordo com ele, é fundamental investir na melhoria de centros que tratem do bem-estar físico, social, mental e espiritual, seja no âmbito público ou privado.
Organizado pelas pesquisadoras Pilar Belmonte e Maria Cecília Carvalho, o curso tem duração de 160 horas e tem como objetivo formar profissionais que possam agir junto a pessoas na rede de serviços, na família e na comunidade, incentivando a maior autonomia possível do idoso sob sua responsabilidade e realizando os cuidados necessários. A segunda etapa será prática e desenvolvida nos próprios locais de estágio dos alunos.
Comentar