destaques

18/04/2013 Versão para impressãoEnviar por email

Cursos da EPSJV completam 25 anos

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) iniciou, em março de 1988, sua trajetória na educação profissional em saúde integrada ao Ensino Médio. Neste ano de 2013, os cursos da escola completam 25 anos. As primeiras habilitações oferecidas foram em Histologia, Patologia Clínica e Administração Hospitalar, e a primeira turma formou-se em 1990. Hoje, já são mais de 750 alunos formados em diversas habilitações do Curso Técnico de Nível Médio em Saúde (CTNMS).

Criada em 1985, a EPSJV tornou-se uma unidade técnico-científica da Fiocruz em 1989, com a missão de promover a educação profissional de nível básico e técnico em saúde em âmbito nacional. “O CTNMS foi criado com a perspectiva de formar trabalhadores para o SUS, a partir da proposta pedagógica da politecnia. A proposta político-pedagógica da EPSJV foi construída a partir dos fundamentos de uma visão crítica embasada num conjunto de autores, entre os quais se destacavam o filósofo e cientista social Karl Marx (1818 – 1883), o filósofo e cientista político Antonio Gramsci (1891 – 1937) e o educador e filósofo Paulo Freire (1921 - 1997)”, explicou o vice-diretor de Ensino e Informação da EPSJV, Marco Antônio Santos. Segundo ele, a escola esteve, ainda, em consonância com os princípios da Reforma Sanitária. “Ao longo dos 25 anos, a EPSJV buscou traduzir, na prática, os elementos constitutivos de uma formação humanista e os fundamentos científicos e tecnológicos do trabalho em saúde”, acrescentou.

A partir do ano 2000, a EPSJV deixou de oferecer a habilitação em Histologia e, em 2002, os cursos receberam os nomes de Laboratório de Biodiagnóstico em Saúde, Gestão em Serviços de Saúde e Registros em Informações em Saúde. No ano seguinte, passou a ser oferecido também o curso integrado de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental. Os cursos de Registros em Informações em Saúde e em Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental deixaram de ser oferecidos em 2007 e 2012, respectivamente. Em 2010, os cursos técnicos de nível médio em saúde ganharam os seguintes nomes: Análises Clínicas; Gerência em Serviços de Saúde; e Vigilância em Saúde. Atualmente, a EPSJV tem 218 alunos matriculados nas três habilitações.

Comentar