destaques

15/09/2005 Versão para impressãoEnviar por email

Democracia em Alagoas

Alagoas

A partir deste ano, pela primeira vez na sua história, a Escola Técnica de Saúde Profª. Valéria Hora,de Alagoas, vai poder eleger seu diretor e vice-diretor. Até hoje, os dirigentes de todas as instituições que compõem a Uncisal — instituição estadual a qual a ETSUS é vinculada— eram indicados pela Secretaria de Saúde, como acontece com a maioria das Escolas Técnicas do SUS.

A comunidade da ETSUS Alagoas vem lutando por isso há muito tempo. Com a conquista, a Escolas e torna menos vulnerável às mudanças políticas, ganha mais estabilidade nos seus projetos e fortalece o processo democrático, dando mais legitimidade a quem ocupar a gestão da Escola.

Para a consulta à comunidade universitária, foi montada uma comissão de transição da Uncisal, por meio do decreto nº 623/2005. A eleição aconteceu no dia 18 de agosto. Só houve uma chapa candidata, com Adailton Isnal para diretor e Tânia Kátia Mendes como vice-diretora. Os dois são enfermeiros especialistas em Educação na Saúde e participaram da equipe que idealizou e ajudou a construir a Escola Técnica de Alagoas. “A ETSAL está vivendo um momento de muita euforia, em virtude da conquista do processo democrático está sendo uma realidade. Os funcionários terão a oportunidade de decidir livremente quem deve realmente dirigir a instituição por mérito, por competência. Isso é, sem dúvida, um momento histórico”, diz a nota enviada pela direção da Escola.

Comentar