destaques

25/09/2015 Versão para impressãoEnviar por email

Diretora da ESP-MG recebe medalha pela contribuição ao desenvolvimento do estado

A diretora-geral da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), Roseni Sena, foi uma das 86 personalidades agraciadas com a Medalha Juscelino Kubitschek (Medalha JK), no dia 12 de setembro, na 20ª cerimônia de entrega da comenda pela contribuição ao desenvolvimento do estado de Minas Gerais, realizada em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha. A edição de 2015 comemorou os 65 anos da eleição de Juscelino Kubitschek ao governo mineiro e os 60anos de sua eleição para Presidente da República.

Roseni Sena, escolhida recentemente como suplente da representação da Região Sudeste na RET-SUS, tem graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977), especialização Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (1982), mestrado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1996). É professora Emérita da Escola de Enfermagem da UFMG, onde atua no Programa de Pós-graduação, e coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Prática de Enfermagem (Nupepe). Foi uma das idealizadoras da Fundação Kellogg e Diretora de Inclusão e Cidadania do Centro de Arte Contemporânea Inhotim (2009-2014).

 

Medalha

A Medalha JK foi criada pela Lei nº 11.902/1995, sendo entregue pela primeira vez em 1996. A cerimônia é realizada anualmente, no dia do aniversário do ex-presidente, nascido em 1902, em Diamantina. São agraciadas personalidades e instituições do cenário político, econômico, social e cultural de Minas e do país, que contribuem para o desenvolvimento do estado.

Comentar