A Escola de Formação em Saúde (EFOS/SC) promoveu, entre os dias 21 e 23 de junho e 20 e 21 de julho, capacitações para 380 mediadores do curso Técnico de Agente Comunitário em Saúde (ACS). Em junho, os encontros aconteceram na cidade de São José, reunindo profissionais da Grande Florianópolis, da Região Sul e do Planalto Serrano. No mês seguinte, a capacitação ocorreu em Maravilha, na Região Oeste do estado.
O objetivo dos encontros, financiados pelo Ministério da Saúde, foi preparar os participantes para atuarem na formação de 2.370 ACS que trabalham nos programas municipais de Saúde da Família de Santa Catarina. “Após esses cursos, os enfermeiros passarão a ser mediadores e, ao longo de seis meses, vão coordenar a formação dos ACS, em um programa de 400 horas/aula distribuídas em atividades de concentração, com enfoque teórico, e de dispersão, o acompanhamento em campo do trabalho dos agentes”, explica Leni Granzotto, diretora da ETSUS.
As oitenta e seis turmas programadas do curso do ACS já estão em andamento em 116 municípios de Santa Catarina e têm previsão de duração de seis meses. Na Grande Florianópolis, na Região Sul e no Planalto Serrano, as aulas começaram em 29 de junho; na região Oeste, no dia 27 de julho. Segundo a ETSUS, a formação dos ACS busca proporcionar acesso à educação aos trabalhadores já inseridos nos serviços de saúde para que se tornem mais autônomos e criativos, aptos a interagirem entre si e com os usuários dos serviços, conscientes das implicações éticas das suas funções e comprometidos com os princípios do SUS.
Em cada capacitação, cuja duração foi de 44 horas, houve palestras e dinâmicas de grupo que trataram de temas importantes do curso do ACS, como a metodologia da problematização; o sistema de avaliação a ser desenvolvido, não com provas, mas ao longo do processo de aprendizagem do aluno; o material didático; e as questões éticas relacionadas ao papel do educador. Também foram apresentados os instrumentos pedagógicos utilizados pelos mediadores, como fichas de freqüência e avaliação dos alunos, dos próprios mediadores e dos coordenadores regionais.
Além do curso do ACS, no dia 14 de agosto a ETSUS de Santa Catarina deu início à complementação para Técnico de Enfermagem de 650 horas, no município de São João Batista, para 27 alunos. Como já é praxe na Escola, os docentes desse curso também receberam capacitação pedagógica antes de começarem as aulas.
Comentar