A Escola de Formação Técnica Professor Jorge Novis (EFTS), na Bahia, realizou, no dia 10 de maio, a formatura da segunda turma do Curso de Complementação da Qualificação Profissional de Auxiliar de Enfermagem para Técnico em Enfermagem do Hospital Geral João Batista Caribé (HGJB). Em cerimônia solene, foram certificados 14 trabalhadores do SUS.
“Antes deste curso, víamos o SUS como motivo de vergonha, sinônimo de filas, desassistência e tínhamos um sentimento de frustração por trabalhar neste sistema. Foi uma surpresa, quando constatamos que ainda não havíamos sido apresentados ao SUS. A cada novo encontro, fomos conduzidos ao passado da história da saúde pública em nosso país, fomos provocados a refletir e contextualizar cada período dessa história e assim começamos a conhecer, compreender melhor e admirar a atual política da saúde do nosso país”, discursou a oradora da turma, formanda Sandra Regina dos Santos.
No dia 3 de maio, a EFTS já havia qualificado 23 técnicos em enfermagem do Hospital Geral Roberto Santos, através da metodologia da problematização, aplicada a todos os cursos. “Percebemos que essa metodologia tem provocado mudanças, transformando pessoas, não só no processo de conhecimento, mas também como cidadãs, mexendo com a autoestima do trabalhador, transformando o SUS e o tornando mais fortalecido”, avaliou Liege Drummond, apoiadora do curso em serviço.
O projeto pedagógico da escola é levar a complementação de auxiliar para técnico em enfermagem, contemplando, estrategicamente, o acolhimento e a classificação de risco nas unidades de urgências e emergências do estado, proposto como dispositivo na Política Nacional de Humanização.
Mais informações, no site da EFTS.
Comentar