destaques

21/08/2014 Versão para impressãoEnviar por email

EFTS forma quase 30 mil profissionais em Caminhos do Cuidado

Iniciado em janeiro de 2014 no estado da Bahia, a Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis (EFTS) planeja formar 28.933 trabalhadores em saúde mental, entre auxiliares e técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde, com foco no cuidado dos usuários de crack, álcool e outras drogas, por meio do Projeto Caminhos do Cuidado. Desse total, dez mil encerram o curso neste mês de agosto e outros cinco mil trabalhadores, em outubro, alcançando 50% da meta.

A iniciativa, coordenada pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC), de Porto Alegre, e Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio de convênio com o Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (Deges/Sgtes/MS), se dá em articulação com as instituições formadoras que integram a Rede de Escolas Técnica do SUS (RET-SUS), a contar a escola da Bahia. ”Considerando que, além dos determinantes sociais, parte da violência no Brasil está associada ao uso indevido de álcool e drogas ilícitas e à ampla disponibilidade de armas de fogo, esta estratégia poderá contribuir para a mudança deste cenário”, avaliou a diretora da EFTS, Maria José Camarão.

Segundo ela, o curso implica trabalho conjunto entre Atenção Básica e Saúde Mental, tem como foco as especificidades e realidades de cada território baiano e reconhece que a Política Estadual de Atenção Básica da Bahia foi a que mais avançou na região Nordeste entre 2006 e 2011. “O Caminhos do Cuidado vem ao encontro da atenção integral do indivíduo, da família e da comunidade”, concluiu.

 

Comentar