A Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis (EFTS), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, realizou, no dia 6 de outubro, a aula inaugural do curso Técnico em Enfermagem oferecido para moradores dos bairros de Calabar e Alto das Pombas. A formação é oferecida no âmbito do Pacto pela Vida e a aula inaugural foi realizada na Base Comunitária de Segurança do Calabar. O curso será oferecido na sede da EFTS e os alunos receberão auxílio transporte para custear o deslocamento.
Com um total de 1,8 mil horas, a turma é formada por 30 moradores da região, aprovados em uma seleção pública. Geisa Plácido, assessora técnica da escola, explica que ações sociais estão sendo realizadas nas bases comunitárias e a oferta desta formação está inserida neste contexto. “O enfoque deste curso é trabalhar a própria comunidade, a atenção básica da região na perspectiva da territorialização, com projetos intervenção para modificar a situação de saúde local”, afirma.
Ainda com a perspectiva de atuar no território, a EFTS realizou no dia 16 de outubro seleção para uma outra turma do curso Técnico de Enfermagem, desta vez destinada a moradores do bairro Subúrbio Ferroviário. “Nesta região há o Hospital do Subúrbio, que tem uma alta rotatividade de profissionais. A ideia é criar a oportunidade de formação para pessoas do bairro que possam trabalhar no hospital. O interessante é que estamos formando pessoas que possuem um vínculo local”, explica Geisa.
A coordenadora destaca ainda a opção pela integração entre ensino e serviço, já que a formação ocorre na unidade de saúde, tendo como docentes enfermeiros do próprio hospital. “Esses profissionais passaram por uma capacitação pedagógica para atuar na formação desses novos técnicos”, ressalta. Os recursos para execução deste curso são da secretaria estadual de Saúde (Sebab) e a previsão é que as aulas tenham início em novembro.
Comentar