destaques

25/04/2016 Versão para impressãoEnviar por email

Em Aracati, ESP-CE promove curso de atenção à saúde da mulher

Os alunos do Aperfeiçoamento em Atenção à Saúde da Mulher no Ciclo Gravídico Puerperal e do Neonato, promovido pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), em Aracati, participaram de mais uma atividade prática. No Laboratório de Saúde da Mulher da Faculdade Vale do Jaguaribe (FVJ), os alunos cumprem o cronograma previsto na sétima unidade do curso, intitulada Urgência e emergência do recém-nascido no processo de nascimento. A unidade, com 16 horas de aula, aborda os temas do manejo e da manutenção dos materiais e equipamentos na urgência e emergência, dos sinais, sintomas e condutas de enfermagem na parada cardiopulmonar materna e neonatal e dos cuidados imediatos de suporte à via neonatal.

Com 43 alunos — profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) provenientes das regiões de Itaiçaba, Icapuí, Fortim e Aracati —, o curso conta com um total de 184 horas de aula e tem como objetivo desenvolver padrões de prática, baseados na evidência científica atualizada, contribuindo com a redução da mortalidade materna e neonatal, como consequência dos agravos que acometem a saúde da mulher e da criança no ciclo gravídico puerperal.

Segundo o diretor de Educação Profissional em Saúde (Dieps) da escola, Caio Cavalcanti, trata-se de uma iniciativa que visa a qualificar os trabalhadores de nível médio que atuam no âmbito da Rede Cegonha da região de saúde de Aracati. A formação foi iniciada em novembro de 2015 e tem previsão de conclusão em maio deste ano.

Comentar