A turma é formada por 31 alunos que atuam como agentes comunitários nos municípios do Rio e de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e que já fizeram a primeira etapa da formação na Escola Técnica em Saúde Enfermeira Izabel dos Santos (Etis). Na EPSJV, eles farão a segunda e a terceira etapas da formação técnica, que têm carga horária total de 920 horas. O curso técnico deve ser concluído até setembro de 2014. “Fazer a formação técnica completa é um posicionamento político da EPSJV”, frisou Mariana.
A nova turma do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde difere-se das anteriores pelo fato de contar, agora, com três preceptores com experiência na área da Educação Popular em Saúde. “Esses profissionais serão responsáveis pelas práticas profissionais e por oficinas deste campo do conhecimento ao longo do curso”, contou Mariana. Outra novidade diz respeito ao formato mais abrangente do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Além do trabalho escrito, os alunos poderão apresentar o TCC no formato filme, teatro, fotografias, entre outros.
Essa é a terceira vez que a EPSJV oferece a formação técnica. Em 2011, a escola concluiu a formação da primeira turma de ACS da região Sudeste. Na ocasião, foram formados agentes que atuavam em Manguinhos, zona Norte do Rio. Em dezembro de 2012, a EPSJV concluiu a formação de sete turmas, com a participação de 210 agentes comunitários que atuavam na cidade do Rio. Esse foi o segundo grupo de trabalhadores da categoria no estado que recebeu a formação técnica completa, conforme determinam os referenciais curriculares do Ministério da Educação (MEC). Os agentes que participaram do curso já haviam realizado a primeira etapa da formação na Etis. A exemplo da atual, a formação oferecida pela EPSJV incluiu as outras duas etapas formativas.
Comentar