A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) realizou, no dia 13 de março, aula inaugural sob o tema Perspectivas da Educação Profissional, dando início oficial ao ano letivo de 2013. Participaram do evento alunos de cursos técnicos, de pós-graduação, mestrado e aperfeiçoamento oferecidos pela escola. A mesa de abertura do evento foi composta por Valcler Rangel Fernandes, vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Mauro Gomes, diretor da EPSJV, e Marco Antônio, vice-diretor de Ensino e Informação da escola. Já a palestra que tratou do tema proposto foi ministrada pelo doutor em Educação e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Dante Henrique Moura.
Ele falou sobre as divergências existentes entre as políticas governamentais voltadas para a educação profissional, dando ênfase ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). “O Pronatec não prioriza a educação integrada e isso é extremamente grave para a educação brasileira. O programa prioriza a formação para o emprego, sem se preocupar com a formação geral do trabalhador”, criticou Dante.
Durante a aula inaugural, Mauro lembrou que a escola vive um momento de reflexão sobre seu papel na construção de uma educação crítica e emancipatória, amparada pelo princípio da politecnia. A EPSJV planeja, ainda este ano, tratar das conquistas e rumos da educação profissional e do ensino médio, buscando contribuir com a construção de novos caminhos para a formação profissional técnica.
Comentar