destaques

01/04/2006 Versão para impressãoEnviar por email

Escola da RET-SUS se destaca no Enem

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), do Rio de Janeiro, foi a instituição pública de ensino com a melhor nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2005. O resultado foi divulgado no dia 9 de fevereiro deste ano e mostrou que uma escola técnica pode oferecer também um ensino médio de qualidade. Como? “Com investimento, vontade política e o projeto de uma sociedade mais justa, que só pode ser alcançada com uma educação plena, integral, enfim, voltada para formar dirigentes”, responde André Malhão, diretor da EPSJV.

Segundo ele, o fato de ser uma escola da Saúde também contribui para o bom desempenho. “Nossa proposta educacional encontra interface na Reforma Sanitária Brasileira que, nos seus princípios e diretrizes, defende a universalidade, a eqüidade e a integralidade”, explica.

Embora não renda posições no ranking do Enem, o que, aliás, nunca foi preocupação da EPSJV, André acha que vale a pena investir na formação básica mesmo quando não se oferece o ensino médio, como é o caso de todas as outras Escolas Técnicas do SUS. “Acreditamos que a idéia de escola unitária e integral deve ser um princípio. A educação básica, a partir do tripé ‘trabalho, ciência e cultura’, deve ser a fonte inspiradora de todos os processos de ensino, seja nos cursos técnicos, de especialização ou mesmo nos de curta duração. E isso é antagônico à formação fragmentada baseada nas habilidades e competências”, diz.

O Enem é um exame não-obrigatório, aplicado pelo MEC. Essa foi a primeira vez que os resultados foram divulgados. A Escola Politécnica fez 79,02 pontos, a melhor colocação entre as escolas públicas do país e a quarta melhor entre públicas e privadas.

Comentar