destaques

01/12/2005 Versão para impressãoEnviar por email

Escola de Saúde Pública do Ceará estimula a pesquisa e lança ?Cadernos ESP?

Ceará

Para tornar a pesquisa uma prática freqüente, a Escola de Saúde Pública do Ceará criou, no início deste ano, o Comitê de Investigação Científica (CIC), reunindo profissionais com mestrado e doutorado e que tenham experiência em serviços de saúde. Com reuniões semanais, o grupo define e desenvolve as linhas-mestras de diversas pesquisas, com foco principal na saúde coletiva da população cearense.

O Comitê de Investigação Científica surgiu por uma iniciativa da própria ESP, que recrutou profissionais do meio acadêmico para formarem o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). O núcleo de pesquisa foi montado com recursos que o CEP conseguiu junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O CIC já busca parcerias para desenvolver pesquisas e receber treinamento com instituições federais de ensino, como a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz, e a Universidade de São Paulo.

A primeira pesquisa concluída por integrantes do CIC tratou do tema‘Competências familiares para a Promoção da Saúde e Desenvolvimento Infantil: um estudo de 2.600 famílias no estado do Ceará’, que traçou um panorama epidemiológico da população, indicando também as principais causas de mortalidade infantil no estado. Para o médico Erick Messias, membro do comitê,“pesquisas deste porte servem não apenas para estimular o desenvolvimento de políticas públicas, mas principalmente para mostrar a efetividade das intervenções”.

Periódico científico

Como estratégia de difusão dos resultados, a Escola lançou, em julho deste ano, o primeiro número da revista científica Cadernos ESP. “A revista foi criada diante da necessidade de espaços de divulgação de trabalhos, principalmente na Região Nordeste. Precisamos incrementar a produção científica local”, explica Erick Messias, que também é editor científico dos Cadernos ESP e coordena um curso de metodologia científica na Escola.

A proposta é que o periódico seja publicado semestralmente, com trabalhos de pesquisadores de qualquer estado brasileiro, independentemente da instituição de origem.“Contamos com contribuições das diferentes instituições formadoras no campo da saúde no estado do Ceará e fora dele, para solidificar esse trabalho”, diz Messias. Boa oportunidade para as Escolas Técnicas do SUS.

Uma das linhas de pesquisa na qual o Comitê trabalha atualmente é a área de Saúde Física e Mental de Idosos. Os resultados dessa e de outras pesquisas deverão estar disponíveis no próximo número dos Cadernos ESP,que está previsto para sair em janeiro.O corpo editorial já está selecionando os artigos. Caso você queira participar,envie seu texto paracadernos@esp.ce.gov.br. Quem sabe se o seu trabalho não é publicado na próxima revista?

Comentar