destaques

01/04/2006 Versão para impressãoEnviar por email

Escola do Tocantins inicia 2º módulo do técnico de ACS

No Tocantins, os agentes comunitários de saúde vão se tornar técnicos. O governo do estado decidiu financiar o Módulo II do curso técnico de ACS. As três etapas do itinerário formativo já foram pactuadas na Comissão Intergestora Bipartite e aprovadas no Pólo de Educação Permanente do Estado, contudo ainda não têm data para serem finalizadas.

A Escola Técnica de Saúde do Tocantins será a instituição responsável pela formação dos agentes. A ETSUS iniciou, agora em março, o segundo módulo do curso. A previsão é formar gradativamente 3.269 agentes até novembro, em 127 municípios, divididos em 18 pólos regionais. O curso tem duração de 1200 horas e o material didático foi elaborado em 2005, segundo os Referenciais Curriculares do Ministério da Saúde.

Segundo o Secretário de Saúde do Tocantins, Gismar Gomes, o estado, com um investimento de R$ 2 milhões, disponibilizará equipamentos e material didático, além de recursos que hoje vinham sendo assumidos pelo MS que, por enquanto, está financiando somente o Módulo I do curso, que a Escola já concluiu.

Para a Diretora de Integração da ETSUS Tocantins, Maria Aparecida Valentini, buscar articulação com os governos locais é uma iniciativa que deve ser seguida por todas as Escolas Técnicas do SUS.

Comentar