destaques

01/12/2006 Versão para impressãoEnviar por email

Escola Técnica do SUS do Maranhão de casa nova

É no centro histórico de São Luísdo Maranhão, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e considerado Patrimônio Mundial pela Unesco, que a Escola Técnica de Saúde do SUS Drª Maria Nazareth Ramos de Neiva está localizada. A nova sede da ETSUS, doada e reformada pelo governo do estado do Maranhão e também protegida pelo Iphan, foi inaugurada no dia 5 de dezembro, com a presença do governador, José Reinaldo Tavares, da secretária estadual de saúde, Helena Maria Duailibe, do chefe da Casa Civil do estado, Aziz Tajra, do secretário estadual de segurança pública, Raimundo Marques, da deputada estadual Graça Paz, de técnicos do estado, represent antes do Departamento de Saúde Pública e do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), além de Maria do Socorro Neiva, irmã da médica pediatra que dá nome à Escola.

Para iniciar a cerimônia de inauguração, José Reinaldo Tavares e Helena Duailibe puxaram a fita do prédio de 1.084 metros quadrados, que tem cinco salas de aula, biblioteca, auditório e laboratórios de enfermagem, citologia, odontologia e informática – equipados com verba do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (Profae), do Ministério da Saúde. Depois que o governador descerrou a placa da Escola, os convidados percorreram todas as instalações do prédio, guiados pela diretora da ETSUS Maranhão, Maria José Medeiros, e seguiram para a biblioteca — cujo nome homenageia a atual secretária estadual de saúde —, que sediou a mesa de inauguração da nova Escola.

A primeira a falar foi Maria do Socorro Neiva, que disse ser um orgulho para a família ter o nome da irmã em uma instituição que forma trabalhadores da saúde. A diretora da Escola, Maria José Medeiros, falou sobre a importância da inauguração da primeira ETSUS no estado. “Este momento é parte de um processo gerado por mãos, mentes e idealismo de técnicos e gestores que aceitaram o desafio de criar uma Escola Técnica do SUS no Maranhão. Nossa ETSUS não caminha só. Ela é parte de uma Rede Nacional de 37 Escolas, que têm papel fundamental na formação técnica em saúde”, afirmou. Helena Duailibe enfatizou que a ETSUS representa um avanço na formação de recursos humanos para a saúde no estado. “Este espaço vai promover a capacitação e qualificação dos profissionais que vão poder servir melhor aos maranhenses”, afirmou. Encerrando a mesa, o governador ressaltou a importância da ETSUS para a formação dos trabalhadores da saúde. “Oferecer um atendimento qualificado à população é essencial. A Escola irá formar um exército de multiplicadores por todo o Maranhão e ajudar a combater os baixos indicadores sociais do estado”, disse.

A ETSUS Maranhão, criada em dezembro de 2003, antes de ganhar sede própria, funcionou em uma sala da Secretaria Estadual de Saúde. Em 2004, foi criado o Grupo Estadual de Implantação e Articulação da Escola Técnica do SUS, formado por técnicos do governo do estado, que tinham a missão de colocar a ETSUS em funcionamento. A Escola começará suas atividades com o primeiro módulo do curso de Agente Comunitário de Saúde. “Vamos formar os 14 mil ACS dos 217 municípios do estado”, afirmou Maria José Medeiros. Para isso, a ETSUS já nasce com cursos descentralizados. Também já estão aprovados pelo Conselho Estadual de Educação os planos dos cursos de Técnico em Higiene Dental e Técnico em Enfermagem. “Além desses, já estamos elaborando projetos para os cursos de Citologia, Análises Clínicas e Radiologia”, disse Maria Alcina Monteiro, técnica da Escola. A ETSUS também está desenvolvendo um projeto de pesquisa, financiado por meio de uma convocatória lançada pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS). “Faremos um levantamento do perfil dos técnicos da saúde no estado para ter um retrato da demanda por cursos em cada região”, explicou Maria José.

Para a elaboração do projeto político pedagógico, dos planos de curso e do regimento escolar, a Escola fez três oficinas, que contou com a presença de colaboradores da Secretaria Estadual da Saúde e da Educação e do Departamento de Enfermagem da UFMA. E, como os cursos serão descentralizados, a ETSUS também fez seminários no primeiro semestre de 2006 para apresentar a Escola nas três macro-regiões do Maranhão: São Luís, Caxias e Imperatriz. “Convidamos os  gestores, apresentamos as propostas de cursos da ETSUS e assinamos termos de adesão com todos os municípios”, contou Alcina.

Comentar