destaques

01/03/2006 Versão para impressãoEnviar por email

ESP-CE desenvolve Núcleo de Educação a Distância

Uma das demandas surgidas durante a 3ª Reunião Geral da RET-SUS, de 25 a 27 de outubro, foi a necessidade de um ambiente de educação à distância (EaD), que facilitaria a realização de cursos e a discussão de temas relevantes para as ETSUS. Enquanto a proposta não é concretizada para a rede, algumas Escolas já estão desenvolvendo seus próprios sistemas de EaD, como é o caso da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE). No site da instituição (http://www.esp.ce.gov.br) , há um link para a página do Núcleo de Educação à Distância (Nead) da ESP-CE que, além de oferecer cursos, disponibiliza documentos como a regulamentação da Educação a Distância no Brasil e os Referenciais de Qualidade de EaD para Cursos de Graduação, de acordo com as diretrizes do MEC.

Segundo Deusimar Ribeiro, uma das coordenadoras do Nead, a iniciativa surgiu após a realização de um curso presencial de Desenvolvimento de Gestão e Liderança (Lidernet), em 1998, voltado para gestores da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará. "Diante de problemas como pouco tempo disponível e custos de deslocamento, optamos por promover a segunda turma do curso num modelo de educação à distância. Realizamos três módulos em 2004 e dois em 2005, com momentos presenciais apenas na abertura e no fim de cada módulo", diz Deusimar, explicando ainda que a criação do Núcleo de EaD foi possível por meio de uma parceria com a Management Sciences for Health, uma organização não-governamental que financia programas na área da saúde em diversos países.

Para 2006, estão previstos um grupo de discussão sobre Educação na Saúde, com inscrições abertas a qualquer participante, inclusive trabalhadores e alunos das ETSUS, além de uma oficina de elaboração de material didático para atendimento das vítimas de violência, que deve começar agora em março.

Gilvanir Grangeiro, coordenadora do curso sobre a temática da violência, esclarece que a primeira oficina virtual sobre o tema destina-se a 13 municípios cearenses que possuem atuação efetiva na área. "Primeiramente, fizemos um levantamento de quais localidades desenvolvem, por exemplo, um plano de enfrentamento aos casos de violência ou um código de boas condutas para o combate ao turismo sexual, e convidamos profissionais da Saúde, Segurança Pública e Política que já tenham essa vivência", conta. A idéia é elaborar um plano de ação para implementar uma rede estadual de atendimento às vítimas de violência.

A ESP-Ceará está convidando todas as Escolas da RET-SUS para participar dessas discussões. Por que não começar agora? Para mais informações sobre a experiência do EaD na ESP Ceará, envie um e-mail para nead@esp.ce.gov.br.

Comentar