Socializar projetos e ações de formação profissional técnica em saúde, buscando construir uma agenda de colaboração entre instituições de ensino, fortalecendo a Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS). Esse foi objetivo do encontro promovido na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), em Fortaleza, no dia 4 de fevereiro, entre a ESP-CE e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, (EPSJV), unidade vinculada à Fiocruz, sediada no Rio de Janeiro.
A ESP-CE foi representada por Ivana Barreto, superintendente, Ondina Canuto, diretora de Educação Profissional em Saúde, Maria Ivanília Timbó, Kilvia Albuquerque e Wilma Lins, assessoras técnicas da Direção de Educação Profissional em Saúde, e Francélia Sales, Lívia Dantas e Virgínia, coordenadoras de cursos técnicos da escola. Pela EPSJV, participaram o diretor Mauro Gomes, o vice-diretor de Ensino e Informação, Marco Antônio Santos, a vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, Marcela Pronko, e a coordenadora da Secretaria Executiva da RET-SUS, sediada na EPSJV desde 2010, Katia Machado. O encontro contou também com a presença do diretor da unidade da Fiocruz no Ceará, Carlile Lavor.
Na reunião, os representantes trocaram informações sobre as ações e projetos desenvolvidos pelas duas instituições e, em seguida, buscaram identificar projetos de cooperação entre as duas escolas, que são referências nacionais na RET-SUS. Entre os principais objetivos da EPSJV, citaram os vice-diretores Marcela e Marco Antônio, estão o de coordenar e implementar programas de ensino em áreas estratégicas para a Saúde Pública e para Ciência e Tecnologia em Saúde, elaborar propostas para subsidiar a definição de políticas para a educação profissional em saúde e para a iniciação científica em saúde, formular propostas de currículos, cursos, metodologias e materiais educacionais e produzir e divulgar conhecimento nas áreas de Trabalho, Educação e Saúde.
Alguns cursos oferecidos pela escola do Rio de Janeiro chamaram a atenção dos gestores da ESP-CE. São eles, os cursos técnicos em Informações e Registros em Saúde e Manutenção de Equipamentos (de baixa e média complexidade). “Esses cursos são muito importantes e interessantes para o nosso estado. Poderíamos pensar como transferir esse conhecimento para a nossa escola”, pontuou Ondina. “É grande nossa expectativa de intercâmbio com vistas ao processo de fortalecimento da Rede de Escolas Técnicas do SUS, em função do papel de relevância que as duas escolas têm no cenário nacional”, destacou o diretor da EPSJV, Mauro Gomes, para quem esse encontro poderá servir de exemplo para outras escolas da RET-SUS.
A Especialização em Docência em Educação Profissional em Saúde, ofertado pela EPSJV, cujo objetivo é promover, a partir de fundamentos filosóficos, éticos e políticos, a formação pedagógica de profissionais graduados, para atuarem como docentes na educação profissional em saúde, também chamou a atenção dos representantes da ESP-CE. “Nossos docentes são do serviço. Apesar de capacitá-los aqui, na escola, isso ainda não é suficiente. Precisamos do apoio da EPSJV na formação dos professores”, observou Ondina. O curso da EPSJV tem duração de um ano, com carga horária total de 800 horas. É destinado a profissionais graduados, que atuam ou pretendem atuar como docentes na Educação Profissional em Saúde e cujas áreas de formação sejam afins aos cursos técnicos de nível médio em saúde.
Na avaliação de Carlile Lavor, é urgente formar professores para as escolas técnicas. Ele citou que, somente no estado do Ceará, até 2014, a proposta é chegar a 130 escolas técnicas. “Grande parte dessas escolas estará ofertando cursos técnicos em saúde, em especial na área de Enfermagem”, anunciou, lembrando ainda a necessidade de capacitar os agentes comunitários de saúde que atuam no Semiárido brasileiro e que lidam com as populações que têm cisternas, muitas delas com águas contaminadas e inapropriadas para o consumo.
Na ESP-CE, citou Ondina Canuto, estão em execução os cursos técnicos em Enfermagem, Análises Clínicas, Citopatologia, Hemoterapia, Radiologia, Saúde Bucal, Vigilância em Saúde, Apoio ao Acolhimento em Saúde e Antedimento Pré-Hospitalar. Além desses, a escola já formou na primeira etapa de formação do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde 13 mil alunos, e pretende capacitar outros 1.600 agentes, neste ano de 2013. A escola do Ceará pretende também ofertar, em 2013, os cursos técnicos em Prótese Dentária e em Vigilância em Saúde.
A estratégia de ensino Sistema Saúde Escola, que pauta as formações ofertadas pela ESP-CE, integrando ensino, serviço e comunidade, foi também ponto de destaque da reunião. O diretor Mauro Gomes sugeriu a organização de uma oficina em que se possa tratar da formação docente, dos cursos técnicos da EPSJV, que interessaram a ESP-CE, e do chamado Sistema Saúde Escola.
Foi também sugerido a formação de um grupo de estudo, formado pelas duas instituições, sobre a força de trabalho técnica do SUS. O objetivo é buscar entender as necessidades de formação profissional técnica para o SUS. “Quantos profissionais técnicos precisamos formar?”, questionou com preocupação a superintendente da ESP-CE, Ivana Barreto.
Ela citou a Plataforma Arouca, um sistema de informação dos profissionais de saúde do SUS, sediada na Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), como ferramenta possível de ser usada para o estudo da força de trabalho técnica. Através desse sistema, é possível acessar um mapa de oportunidades educacionais, sejam de curta ou longa duração, de caráter mais prático ou acadêmico, presenciais ou a distância, que são financiadas com recursos públicos para qualificar os trabalhadores do SUS. Na Plataforma, o profissional pode visualizar as oportunidades educacionais mais próximas da sua cidade e do seu local de trabalho, obter mais informações sobre os procedimentos para conseguir uma vaga e manifestar para o Ministério da Saúde seu interesse nesses cursos.
Da reunião, todos saíram com compromisso de organizar uma agenda de trabalho para 2013.
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