destaques

08/12/2016 Versão para impressãoEnviar por email

ESP-CE forma com ineditismo turma em Atendimento Pré-Hospitalar

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), por meio da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), realizou, no dia 25 de novembro, a cerimônia de formatura da turma do Curso Técnico em Atendimento Pré-Hospitalar (TAPH). Composto por 25 profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), este é o primeiro grupo formado no Brasil. A inédita experiência contou com a parceria do Consórcio Interamericano de Desenvolvimento da Educação (Cide), do Quebec (Canadá), da Secretaria de Saúde do Ceará, da Escola de Saúde da Família Visconde de Sabóia de Sobral (CE), do Sistema Municipal Saúde Escola de Fortaleza e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

O curso, que faz parte da Política Nacional de Educação Permanente do Ministério da Saúde, tem como propósito desenvolver a formação de técnicos em atendimento pré-hospitalar, para prestar assistência a pacientes com risco de vida, fora do ambiente hospitalar, visando sua estabilização clínica e remoção para uma unidade de saúde adequada e contribuindo com a redução da morbimortalidade decorrente de acidentes, traumas e violência. 

Os novos profissionais formados pela ESP-CE somam-se aos mais de 30 mil profissionais de nível médio que já passaram pela instituição, contribuindo para o aprimoramento de suas atividades na área da saúde.  “Eu fico muito feliz de estar presenciando aqui a formatura de vocês. Não sejam simplistas, mas simples em tudo o que fizerem na vida”, orientou o superintendente da ESP-CE, Salustiano Pessoa, ao saudar os novos técnicos e desejar-lhes maturidade e profissionalismo na nova carreira. O diretor da Diesp, Caio Cavalcanti, destacou a relevância do papel que cada um dos formados tem na rede de saúde do Ceará. “Vocês são vocacionados a salvar vida. Merecem, portanto, todas as homenagens”, sublinhou.

A cerimônia de formatura contou, também, com as presenças de Júlio Cals de Alencar, presidente da Cruz Vermelha Brasileira no Ceará, Francisco Mendes Magalhães, coordenador do Núcleo de Urgência e Emergência do Corpo de Bombeiros, Ecleidison Fragoso, coordenador do Serviço de Enfermagem do Samu de Fortaleza e um dos cooperadores na parceria Brasil-Canadá, Ana Virgínia, assessora técnica do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems), e Luana Lopes Figueiredo, titular da Coordenadoria de Educação Permanente, Ensino e Pesquisa do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

Comentar