destaques

17/07/2014 Versão para impressãoEnviar por email

ESP-CE inicia aperfeiçoamento em Vigilância em Saúde

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), por meio de sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), iniciou, em 14/6, uma nova turma do Curso Aperfeiçoamento em Vigilância em Saúde, para os agentes de combates a endemias e demais agentes que atuam na área. A formação abarca, ao todo, 240 supervisores de Vigilância em Saúde do estado, que desenvolvem importante papel na saúde dos territórios.

O curso tem a carga horária de 168 horas de aulas teóricas e práticas e 12 horas de atividades externas, distribuídas em quatro módulos de apredizagem. Os primeiros temas abordados, na primeira semana de aula, foram: Organização do SUS e o trabalho do agente de combate às endemias; Vigilância em Saúde; Saúde do trabalhador e controle químico; e Programas e ações para prevenção e controle de endemias.

De acordo com a diretora de Educação Profissional em Saúde, Ondina Canuto, a formação foi cuidadosamente estruturada, sob o objetivo de oportunizar aos trabalhadores de combate às endemias novos processos de aprendizagem, ampliando as visões sobre o SUS e o campo da Vigilância em Saúde, aperfeiçoando a prática profissional e qualificando a atenção à população dos territórios onde atuam. A formação tem a parceria do Ministério da Saúde (MS) e das secretarias da Saúde do Estado do Ceará e Municipal de Saúde de Fortaleza.

Comentar