destaques

25/04/2014 Versão para impressãoEnviar por email

ESP-CE inicia curso em Urgência e Emergência

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) promove, hoje (25/4), na Universidade do Parlamento Cearense, a solenidade de abertura da Capacitação em Urgência e Emergência para trabalhadores do SUS do estado do Ceará. O curso tem como objetivo capacitar quatro mil profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu 192) e dos postos de atendimento pré-hospitalar fixo do estado, em reconhecimento à necessidade de prestação dos primeiros atendimentos nas situações de urgência e emergência para prevenir falhas evitáveis e diminuir a morbimortalidade relacionada à imperícia profissional.

Os profissionais selecionados, entre profissionais de nível superior (médicos e enfermeiros) e médio (auxiliares e técnicos em enfermagem, socorristas, recepcionistas, telefonistas e maqueiros), fazem parte da macrorregião de Fortaleza, onde as aulas iniciam hoje, e das macrorregionais de Sobral e Cariri, onde as aulas têm início em 9 de maio.

O curso está organizado em cem horas de aulas presenciais e cem horas de aulas a distância — para os profissionais de nível médio — e, para os profissionais de nível superior, 148 horas de aulas presenciais e 152 horas de aulas a distância. As atividades presenciais, baseadas na construção e na elaboração de conhecimentos segundo a realidade do participante, utilizando métodos que facilitam o processo de dialógico entre professor e aluno, são mediadas por facilitadores e dividem-se em aulas teóricas, discussão de casos, atividades de grupo e treinamentos práticos (exercícios simulados e/ou aprimoramento de habilidades e atitudes na realização de procedimentos em kits móveis).

Fazem parte da matriz curricular as orientações do Ministério da Saúde para o Samu e os temas da regulação médica, acolhimento com classificação de risco, incidente com múltiplas vítimas, Política Nacional de Humanização, biossegurança e segurança da cena e suportes básico de vida e avançado de vida em Trauma, Cardiologia, Obstetrícia e Pediatria.

Comentar