destaques

01/04/2006 Versão para impressãoEnviar por email

ESP-CE inicia formação de 360 Técnicos em Enfermagem

 A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) inaugurou o Projeto de Formação Técnica em Enfermagem, desenvolvido em 30 municípios que compõem o Pólo de Educação Permanente em Saúde de Sobral. As atividades começaram entre os dias 9 e 13 de janeiro, nas seis células regionais do Pólo – Acaraú, Itapipoca, Camocim, Tianguá, Sobral e Crateús. O objetivo do projeto é a complementação da formação de 360 auxiliares de enfermagem, vinculados às unidades hospitalares municipais.

O acompanhamento será feito por um corpo técnico-pedagógico, capacitado segundo a metodologia da problematização. Cada equipe é composta de 30 facilitadores, 12 orientadores de curso, quatro supervisores pedagógicos e um supervisor geral, selecionados pela ESP-CE entre setembro e novembro do ano passado. O curso terá duração de dez meses, com carga horária de 750 horas, abordando questões relativas à ética, cidadania, meio ambiente, exercício profissional e “visão holística de saúde”.

A Escola atuou como executora do Profae a partir de 2002, superando as metas de qualificação do projeto. Mais recentemente, reformulou seu plano de formação, baseada na política de Educação Permanente em Saúde. Assim, propõe um perfil profissional que compreenda “as várias dimensões do processo saúde-doença”, conheça o “espaço social de forma crítico-reflexiva no atendimento às necessidades da população” e que atue na transformação da realidade onde vive, “tendo como base a fundamentação técnico-científica, a visão ético-política e educativa”.

Para a equipe técnica, “as ações propiciam uma importante articulação entre educação e participação, fugindo da metodologia tradicional, centrada na figura do professor e pensando o aluno como um agente transformador de sua prática”.

Comentar