destaques

18/02/2016 Versão para impressãoEnviar por email

ESP-CE inicia trabalho pioneiro com facilitadores de curso técnico

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), por meio da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps) e em parceria com o Programa Ceará Pacífico, promoveu em fevereiro encontros de orientação para os facilitadores do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde (CTACS), do bairro Vicente Pinzon. Tratou-se do Coaching Pela Paz, um projeto piloto que conta com a adesão voluntária dos profissionais de saúde. “Estamos trabalhando inicialmente com os enfermeiros, pois irão facilitar as etapas de formação dos agentes comunitários de saúde. A ideia é desenvolver uma matriz de crenças que envolve comunicação, pensamentos e sentimentos”, explicou o master coach (traduzido como conselheiro, mentor ou orientador) Hilton Alencar.

Segundo Alencar, o trabalho refere-se ao método de transformação pessoal e profissional que prestigia a estrutura racional e cognitiva do cérebro, que vem sendo usado mundialmente tanto no contexto profissional quanto pessoal.  O projeto pretende, ainda, expandir aos médicos, dentistas e aos coordenadores dos postos de saúde do Vicente Pinzon, para posteriormente ser implantado em outras localidades.

O diretor de Educação Profissional em Saúde da ESP-CE, Caio Cavalcanti, explica que a proposta contribui para que o profissional possa refletir sobre sua prática no trabalho, sua vida pessoal, trajetória e o trabalho realizado junto aos agentes na comunidade. “Esperamos que a partir dessa reflexão o profissional possa cada vez mais se motivar e aperfeiçoar seu trabalho, com foco na geração de uma cultura de paz”, revelou.

Comentar