destaques

25/09/2007 Versão para impressãoEnviar por email

ESP-CE lança projeto baseado no 5S

Logomarca do programa da ETSUS CearáCom o objetivo de reorganizar os setores da instituição e de conscientizar seus funcionários sobre a importância de evitar o desperdício, a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) implantou o projeto ‘Organizar para Otimizar’, inspirado no programa japonês 5S.

O dia de lançamento, 14 de agosto, foi denominado ‘Dia do Descarte’, quando houve um café-da-manhã de confraternização entre os funcionários e a distribuição de kits de limpeza. Na ocasião, ficou combinado que todo material ou objeto que estiver sem uso nos departamentos da ETSUS será enviado para uma sala de arquivos mortos. O slogan ‘Organizar para otimizar’ foi a sugestão vencedora para denominar o projeto, dada por Francisco Antônio de Oliveira, do Núcleo Administrativo Financeiro da Escola.

Segundo Sílvia Bonfim, gestora da Assessoria de Desenvolvimento Institucional (ASDIN) da instituição,  além de pretender eliminar o desperdício para atingir uma gestão de qualidade, o programa visa promover uma maior interação entre as equipes dos diferentes setores da Escola.

O Programa 5S é uma metodologia empregada para melhorar a organização dos ambientes de trabalho, a partir das mudanças de atitude dos próprios funcionários, que devem seguir cinco passos recomendados, cujos nomes começam, em japonês, com a letra S: seiri (senso de utilização), seiton (senso de organização), seisou (senso de limpeza), seiketsu (senso de saúde) e shitsuke (senso de autodisciplina).

Comentar