destaques

05/12/2013 Versão para impressãoEnviar por email

ESP-CE promove práticas criativas de abordagem de rua

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), por meio do Centro de Atenção em Saúde (Ceats), realizou (26/11) a Oficina de Práticas Criativas de Abordagem de Rua, na Praça dos Leões, no Centro de Fortaleza. A atividade fez parte do Projeto de Qualificação de Profissionais de Saúde, para atuação em saúde mental e na atenção aos usuários de crack, álcool e outras drogas.


O projeto tem como objetivo capacitar profissionais de saúde para atuar nos consultórios de rua e serviços de urgência, tendo como referenciais a Reforma Psiquiatríca e a Política de Redução de Danos. Coordenado pela psicóloga Carolina Aires, o projeto foi desenvolvido em parceria com a Coordenadoria de Política sobre Drogas de Fortaleza (CPdrogas).


O projeto, com 60 horas de aula, está organizado em quatro unidades: Políticas públicas e relações intersetoriais à população em situação de rua; Territorialização e redes formais e informais; Abordagem de rua; e Redução de danos sociais e à saúde. A atividade no centro de Fortaleza referiu-se à terceira unidade, tendo como objetivo experimentar metodologias de abordagem de rua e de construção e fortalecimento de vínculos. Dela, participaram trinta profissionais de saúde e facilitadores com experiência em abordagem de rua e utilização de ferramentas e estratégias artísticas.

Comentar