destaques

15/05/2014 Versão para impressãoEnviar por email

ESP-CE promove segunda edição de encontro da Enfermagem

A importância da formação profissional técnica em enfermagem na Saúde e o valor social desse profissional para o SUS estiveram no centro do debate do 2º Encontro de Enfermagem da Educação Profissional, realizado, em 7 de maio, pela Diretoria de Educação Profissional (Dieps) da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE). Sob o tema O perfil do profissional técnico em Enfermagem e a necessidade do SUS, o evento foi organizado em rodas de conversas, exposições de trabalhos e palestras.

Nessa edição, estiveram presentes a diretora de Educação Profissional da ESP-CE, Ondina Canuto, a presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE), Celiane Maria Lopes, a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem no Ceará (Aben-CE), Eucléa Gomes Vale, entre outras autoridades da saúde e alunos do curso Técnico em Enfermagem da escola. "O Coren-CE fica satisfeito em saber que o governo do estado do Ceará, por meio da ESP-CE, se preocupa com a qualificação dos profissionais que estão nos hospitais e nos serviços de saúde", observou Celiane.

O encontro aconteceu na data em que se comemora, no Brasil, entre os dias 12 e 20 de maio, a Semana da Enfermagem — instituída em meados dos anos 1940, em homenagem às enfermeiras Florence Nigthingale, da Inglaterra, e Ana Néri, do Brasil, que se destacaram pelo trabalho, dedicação e cuidado às vítimas de combates militares. No dia 12 de maio, comemora-se o Dia Internacional da Enfermagem, ou Dia do Enfermeiro, por ser a data do nascimento de Florence.

Área prioritária

A enfermagem é uma das principais áreas de atuação da ESP-CE quando se trata da formação profissional técnica de nível médio para o SUS. Entre 1993 e 2004, a escola qualificou 9.961 auxiliares de Enfermagem e formou, de 2002 a 2012, 1.620 técnicos em enfermagem. Atualmente, desenvolve cursos técnicos na área tanto na modalidade presencial quanto semipresencial, contemplando cerca de 300 profissionais em formação, distribuídos em 14 turmas em diferentes municípios do estado.

Comentar