destaques

01/11/2006 Versão para impressãoEnviar por email

ESP-MG capacita docentes para a Humanização do SUS

sala de aula

O Centro de Formação Técnica (Cetec) da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) foi responsável pela capacitação técnico-pedagógica de docentes do curso ‘Atender em saúde – um foco acolhedor e humanizado’, que integra o Programa da Política Nacional de Humanização (Humaniza SUS), do Ministério da Saúde. Foram capacitados, nos dias 17, 18 e 19 de outubro, 35 docentes, trabalhadores da rede do Sistema Único de Saúde. Já o curso propriamente dito começou no dia 23 de outubro e formará, até dezembro, 120 alunos, divididos em quatro turmas, nos municípios de Contagem, Confins e Ibirité. O projeto foi possibilitado pela parceria da Escola com o Pólo de Formação Permanente da Macrorregião do Estado de Minas Gerais.

Segundo a direção da Escola, a necessidade de formação dos docentes partiu do Ministério do Trabalho e dos próprios servidores que apontaram lacunas nas atividades ligadas ao modelo de gestão e atenção aos usuários do SUS. O objetivo dos três dias de aulas, com duração de 24 horas, foi tornar esses profissionais multiplicadores das ações pedagógicas do Humaniza SUS.

O curso atenderá, no total, até outubro do próximo ano, 1.350 trabalhadores de 11 municípios do núcleo de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Nessa etapa, além dos municípios já contemplados, outras três cidades sediarão as aulas: Lagoa Santa, Pedro Leopoldo e Vespasiano. Estão programadas ainda mais 40 para a partir de janeiro do ano que vem, cada uma com 40 horas-aula. Os alunos, de nível fundamental, médio e superior, são integrantes das equipes locais das unidades de saúde, envolvidos diretamente nas questões sobre atenção e gestão em saúde.

Comentar