destaques

05/02/2015 Versão para impressãoEnviar por email

ESP-MG celebra a formatura de técnicos em Saúde Bucal

A Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) celebrou, em janeiro, o encerramento de mais um ciclo de formação do curso Técnico em Saúde Bucal. As 35 alunas recém-formadas são das cidades de Uberlândia, Prata, Monte Alegre, Monte Carmelo, Patrocínio, Araguari, Douradoquara, Indianópolis e Tupaciguara. Entre 2014 e 2015, a escola habilitou mais de 300 técnicos em 150 municípios mineiros.

O curso teve duração de 15 meses, com uma carga total de 1,3 mil horas. A formação é voltada para o trabalho das equipes na Atenção Básica, com foco na Estratégia Saúde da Família, possibilitando aos profissionais que atuam no SUS aprimorar competências necessárias à prestação de cuidados no âmbito da promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal.

Dentre os conteúdos estudados, destacam-se os determinantes e condicionantes do processo saúde-doença, princípios e normas de biossegurança, higiene, saúde pessoal e ambiental. “Aprendemos a ouvir e entender, [aprendemos] que paciência, persistência e humildade superam tudo”, resumiu a aluna Ana Maria Rastrelo Borges.  “A integração entre professores e colegas da região foi de extrema importância para aprendermos as normas do SUS, como também saber o porquê das cobranças e o cumprimento das normas, para beneficiar a população com uma melhor saúde bucal”, acrescentou a formanda Landina Cristina de Paula, do município de Patrocínio.

Comentar