destaques

16/10/2015 Versão para impressãoEnviar por email

ESP-MG conclui especialização em Saúde Pública

Uma das formações mais antigas da instituição, criada em 1946, a Especialização em Saúde Pública da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) tem mais uma turma concluída. A solenidade de formatura foi realizada em 1º de outubro, no auditório da escola, em Belo Horizonte. Iniciado em agosto de 2014, o curso contou com 38 alunos de diversas áreas (enfermagem, pedagogia, fonoaudiologia, farmácia, odontologia, biologia, nutrição, serviço social, medicina veterinária, entre outros), selecionados entre mais de 400 inscritos. Eles atuam na saúde pública dos municípios de Arcos, Barbacena, Belo Horizonte, Betim, Careaçu, Carvalhópolis, Cristais, Ervália, Itabira, Jequitinhonha, Nazareno, Nova Serrana, Onça de Pitangui, Pouso Alegre, Ribeirão das Neves, Sabará e Santa Luzia.

Durante a cerimônia, a diretora da ESP-MG, Roseni Sena, parabenizou os novos sanitaristas e lembrou-se dos tempos em que foi aluna do curso, destacando que o SUS é um projeto de uma sociedade ainda em construção e enfatizando que uma das tarefas mais difíceis é trabalhar e estudar e que os alunos, bravamente, se propuseram a desenvolver suas potencialidades. “Fui aluna dessa especialização em 1980. Quem passa por esse curso torna-se parte de uma massa crítica de sanitaristas a serviço do SUS”, declarou. A Superintendente de Educação da ESP-MG, Ludmila Brito, falou sobre a diversidade das áreas de formação da turma e do desafio de formar para o SUS. “Temos que resignificar nossas práticas e o exercício da docência. O desafio de formar novos sanitaristas faz-se presente em nosso atual contexto e o envolvimento político de todos é uma missão desafiadora”, reconheceu.

Segundo Roseni, a especialização conta com 100% de recursos próprios da escola. Desde 2014, o curso está no processo de Acreditação, uma ferramenta de reconhecimento formal que as instituições acreditadas atendem a requisitos previamente definidos e demonstra ser competente para realizar determinada atividade, usada pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

Comentar