destaques

19/09/2013 Versão para impressãoEnviar por email

ESP-MG conclui primeira turma sobre atenção aos adolescentes usuários de drogas

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) realizou (17/9), na sede da escola, a formatura da primeira turma da Oficina de Atenção aos Adolescentes Usuários de Drogas. O grupo foi composto por profissionais que atuam na rede pública de saúde e nos centros de internação de usuários de drogas. Segundo a psicóloga e coordenadora desta formação, Cristiane Nogueira, o objetivo da ação é promover a assistência ao adolescente usuário de drogas onde ele estiver. “É fundamental que o profissional de saúde que trabalha na internação, ao perceber que o adolescente é usuário de drogas, saiba fazer esse enfrentamento”, justificou.
 
Na avaliação de Cristiane, a oficina vem ao encontro dos profissionais de saúde que atuam nos centros socioeducativos, contribuindo para a promoção do diálogo entre esses trabalhadores e os usuários de drogas. “A problemática do uso de drogas preocupa os profissionais de saúde, que anseiam em encontrar formas de atuar com os adolescentes”, destacou a coordenadora, informando que a oficina conseguiu ir além do conteúdo teórico. “O trabalho estreitou a relação entre os profissionais e possibilitou a eles fazer um plano de intervenção”, revelou.
 
Para Eveline Araújo, integrante da Diretoria de Saúde e Rede Social da Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, a oficina é uma forma dinâmica de qualificar o atendimento, permitindo a troca de experiências com descontração. ”Quem trabalha com adolescente sabe que o grande desafio é o uso de drogas”, disse. O mesmo avaliou a enfermeira da atenção básica de Sete Lagoas, Juliana Viana. “Achei a oficina bastante interessante, principalmente a forma de abordar o adolescente”, resumiu.
 

Comentar